doceemptygula

terça-feira, 18 de maio de 2010

Pão doce

Receita básica


Ingredientes:

1/ 4 lata de leite moça Nestlé
1 tablete de fermento biológico pra pão
1/2 kg de farinmha de trigo
2 colheres d esopa de manteiga
1 ovo
1 colher de (chá) de sal
1/2  xícara (chá) de água

Modo de preparo:
  1. Numa tigela, dilua o leite moça em 1/2 xícara de (chá) de água morna e dissolva aí o fermento. Junte uma quantidade de farinha sufuciente para dar a consistencia de massa líquida, como para panqueca. Cubra a massa e deixe descansar em lugar portegido, até crescer e formar bolhas.
  2. Sobre a mesa de trabalho, ou uma tigela grande faça um montinho com a farinha que sobrou. Abra uma cova na farinha e coloque a manteiga, o ovo e o sal. Despeje a massa líquida fermentada e junte os ingredientes com a ponta dos dedos, acrescentando a água aos poucos ate dar a liga.
  3. Trabalhe bem a massa durante 5 minutos, até que fique firme e bem lisa. Em seguida, dê o formato que quiser. Se for rechearm abra a massa recheie e enrole como rocambole. coloque o pão numa assadeira, cubra e deixe descansar em lugar protegido ate dobrar de volume. Leve o pão para assar em forno quente (200ºc) previamente aquecido, por meia hora.

Dicas:

  • Para saber quando o pão esta pronto para ser assado, faça o seguinte: separe uma bolinha de massa na hora de colocá-la para descansar. Mergulhe essa bolinha em um copo com água e deixe. quando a bolinha flutuarm, a massa estará crescida e pronta para assar.
Variações:

  • Junte 4 colheres (sopa) de chocolate em pó a massa.
  • Depois de´pronto, polvilhe o pão com uma mistura de açúcar e canela em pó.
  • Faça uma calda com 2 colheres de (sopa) de açúcar de confeitreiro e 3 colheres (sopa) de suco de limão. Cubra o pão doce depois de pronto com essa calda.
  • Voce pode subistituir o limão por suco de maracujá.
  • Também pode derreter goiabada com um pouco de água no fogo e jogar por cima do pão doce.





Bom apetite!!! Entre em contato: e-mail: marrosaslacerda@hotmail.com

Nenhum comentário:

pão de mel

pão de mel
É simplesmente..........td de bom! Quem experimenta quer repetir...

Selinhos que ganhei