doceemptygula

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Como preparar um verdadeiro Risotto!

Como preparar um verdadeiro Risotto!
Acompanhe as dicas de preparo do Chef Luciano Antonello.
Cebola, vinho branco, manteiga e arroz são os ingredientes básicos da preparação do risoto, um dos pratos típicos italianos que é muito conhecido pelos brasileiros. Mas a verdade seja dita: risoto não é a mistura de qualquer arroz com ingredientes salgados, mas sim, o preparo de um prato com arroz especial. Os mais utilizados são os tipos italianos como arbório, carnaroli ou ainda o vialone nano.

Um saboroso risoto deve ser feito com um bom caldo, preperado com o cozimento de legumes, carne ou peixe, dependendo dos ingredientes que serão utilizados. "Se o risoto for feito com legumes, o interessante é caldo retirado do cozimento dos próprios legumes, assim como o de carne ou de peixe."

Uma das dicas é nunca lavar o arroz. O amido de milho contido no produto é que dá a liga durante o cozimento. Durante o preparo, é bom evitar mexer muito a panela com a colher para que os grãos não quebrem. "Risoto perfeito é risoto al dente. Nada de arroz seco, nem arroz grudento".

No final do preparo, a manteiga e o queijo parmesão dão a cremosidade ao prato.


Um pouco da história do risoto...

Um dos pratos típicos da cozinha italiana, nasceu em Milão durante uma festa de casamento em 1574. O risoto com arroz branco ou Risotto alla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valerio di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão.

O artista era muito sábio no dosar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido também por apreciar a boa comida e bebida de sua Terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fiandra estava em meio aos vinhos e às delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proibido".

Com o tempo, a jovem acabou apaixonando-se pelo filho do proprietário da taberna, e em setembro de 1574 os dois casaram-se. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha.

O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.

O risoto pode ser servido como prato principal, entrada ou acompanhando algum tipo de carne. "O risoto pode ser acompanhado de um bom vinho. O tipo será definido conforme os ingredientes que serão utilizados na receita".

Para um preparo perfeito de um risoto, o chef Antonello dá algumas dicas:

Use de preferência arroz tipo italiano;
Nunca lave-o;
Faça um bom caldo;

Cozinhe o arroz em fogo alto;

Acrescente aos poucos o caldo do cozimento;

Mexa de vez em quando para não grudar;

O risoto deve estar umido e o arroz ao dente;

Sirva quente!!!

Nenhum comentário:

pão de mel

pão de mel
É simplesmente..........td de bom! Quem experimenta quer repetir...

Selinhos que ganhei